ROTEIRO DE TRABALHO EM / DE GRUPO
Seguem algumas instruções para orientá-los neste
trabalho e para que ele seja bem desenvolvido. Sejam criativos e Boa sorte!!!
Neste primeiro momento, espera-se que o grupo faça a leitura
do(s) texto(s) atentamente, aborde o assunto principal e se posicione frente ao
conteúdo lido. Reflita acerca das problematizações resultantes do estudo e da
pesquisa. Para isso, formule questões relevantes (importantes) sobre o tema/assunto.
Para ter uma participação eficiente e enriquecer o estudo/debate,
considere o que falar com o outro pode significar:
·
Concordar com o outro, explicando o porquê;
·
Discordar do outro, explicando o porquê;
·
Juntar o que duas pessoas disseram, mostrando
como elas se complementam e dizendo como você se coloca em relação a isso;
·
Levar o que o outro disse em consideração e
contar a ele algo que sua mensagem faz lembrar e que seja relevante para a
discussão;
·
Dar uma informação nova que você tenha notado
ser necessária para o desenvolvimento da discussão;
·
Faça pesquisas sobre o assunto para enriquecer e
aprimorar seu conhecimento e volte a rever em grupo questões relevantes para a
discussão e montagem do trabalho,
·
Muitas outras possibilidades que você certamente
vai experimentar durante um debate. E trabalho em/de grupo.
OBSERVAÇÃO:
Tome nota de tudo o que for relevante dentro do que viu nos textos pesquisados
e nas discussões feitas em grupo. Lembre-se, se algo novo aparecer, verifique
seu significado no dicionário ou procure informações que esclareçam sua dúvida,
faça uso dele na oralidade para fixar e melhorar sua compreensão e sua expressão
verbal no momento da apresentação.
Num segundo momento, organize as ideias discutidas e faça o
trabalho escrito como seguem orientações:
1°) CAPA
DO TRABALHO (segue modelo abaixo)
E. E. DNA.
GENOVEVA JUNQUEIRA.
Av. Nilo Noronha, 306 – Vl. Bela Vista –
Lins / SP. – CEP. 16401-340
Coloque aqui o
título do trabalho (tema/assunto)
Professor(a): Disciplina: Língua Portuguesa
Lins (SP), ___ de_________ de 2013. ____série/___ano _____
Aluno(s):
_________________________________________________ n°
_______
Aluno(s):
_________________________________________________ n°
_______
Aluno(s):
_________________________________________________ n°
_______
Aluno(s):
_________________________________________________ n°
_______
Aluno(s):
_________________________________________________ n°
_______
2°)
Resumo do tema/assunto estudado
Fazer um resumo significa apresentar as
informações essenciais do conteúdo estudo. Lembre-se das anotações
solicitadas anteriormente, é neste momento que o grupo fará uso delas e as
organizarão na produção do texto.
Como
o resumo deve ser apresentado:
·
Título (texto centralizado e letras em negrito).
·
Conteúdo do Texto (Resumo)--> descrever as
informações relevantes sobre o assunto estudado; registrar e verificar quais objetivos
foram discutidos e atingidos diante dele; ilustrar com gráficos, imagens e outras
que acharem necessárias.
3°) Conclusão do trabalho (registrar
quais conclusões o grupo chegou diante do assunto estudado; descrever quais as
dificuldades enfrentadas e discutidas durante a realização do trabalho).
4°)
Autoavaliação do trabalho em / de grupo (segue planilha).
5°)
Apresentação feita no “Power Point, Move Maker, Prezi ou outros” (caso
tenha, adicionar cópia no final do trabalho).
Num terceiro momento, organize como o grupo fará a apresentação
para a classe diante do estudo realizado, socializando o conhecimento adquirido.
·
Apresentação do trabalho (Esquematizar como será
feito a apresentação e, se houver apresentação por meio de cartazes, power
point, prezi, move-maker ou outros, fazer a distribuição do conteúdo aos
membros do grupo para que todos possam participar ativamente do assunto/tema
exposto).
·
Faça um levantamento de perguntas que poderão
ser feitas aos demais alunos da classe, estimulando a participação de todos na
troca de informações.
·
No momento da exposição oral, faça uso da
linguagem formal e dos termos precisos
estudados, utilizando o conhecimento
adquirido durante o estudo. Cuidado com a postura corporal e com a colocação e
tom da voz.
·
Ao término da apresentação, verifique com os
alunos da classe se alguém deseja fazer alguma pergunta sobre o assunto/tema
apresentado.
Orientações feitas por Marília F. Franco Aleixo, professora de Língua
Portuguesa.
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