VIAGEM IMAGINÁRIA

Este Blog faz parte de um programa de Formação a Distância de Educadores. Todas as atividades postadas aqui fazem parte das produções coletivas e individuais dos cursistas deste grupo que percorreram um longo trajeto na construção deste. Acreditem não é fácil! Inserir as novas tecnologias na educação é o desafio que nós educadores temos pela frente. Sejam todos bem-vindos e apreciem o nosso trabalho.51.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

ROTEIRO DE TRABALHO EM / DE GRUPO


ROTEIRO DE TRABALHO EM / DE GRUPO

Seguem algumas instruções para orientá-los neste trabalho e para que ele seja bem desenvolvido. Sejam criativos e Boa sorte!!!

Neste primeiro momento, espera-se que o grupo faça a leitura do(s) texto(s) atentamente, aborde o assunto principal e se posicione frente ao conteúdo lido. Reflita acerca das problematizações resultantes do estudo e da pesquisa. Para isso, formule questões relevantes (importantes) sobre o tema/assunto.
Para ter uma participação eficiente e enriquecer o estudo/debate, considere o que falar com o outro pode significar:
·    Concordar com o outro, explicando o porquê;
·    Discordar do outro, explicando o porquê;
·    Juntar o que duas pessoas disseram, mostrando como elas se complementam e dizendo como você se coloca em relação a isso;
·    Levar o que o outro disse em consideração e contar a ele algo que sua mensagem faz lembrar e que seja relevante para a discussão;
·    Dar uma informação nova que você tenha notado ser necessária para o desenvolvimento da discussão;
·    Faça pesquisas sobre o assunto para enriquecer e aprimorar seu conhecimento e volte a rever em grupo questões relevantes para a discussão e montagem do trabalho,
·    Muitas outras possibilidades que você certamente vai experimentar durante um debate. E trabalho em/de grupo.

OBSERVAÇÃO: Tome nota de tudo o que for relevante dentro do que viu nos textos pesquisados e nas discussões feitas em grupo. Lembre-se, se algo novo aparecer, verifique seu significado no dicionário ou procure informações que esclareçam sua dúvida, faça uso dele na oralidade para fixar e melhorar sua compreensão e sua expressão verbal no momento da apresentação.

Num segundo momento, organize as ideias discutidas e faça o trabalho escrito como seguem orientações:

1°) CAPA DO TRABALHO (segue modelo abaixo)



E. E. DNA. GENOVEVA JUNQUEIRA.
Av. Nilo Noronha, 306 – Vl. Bela Vista – Lins / SP. – CEP. 16401-340





Coloque aqui o título do trabalho (tema/assunto)







Professor(a):                                                      Disciplina: Língua Portuguesa


Lins (SP), ___ de_________ de 2013.                          ____série/___ano _____


Aluno(s): _________________________________________________ n° _______
Aluno(s): _________________________________________________ n° _______
Aluno(s): _________________________________________________ n° _______
Aluno(s): _________________________________________________ n° _______
Aluno(s): _________________________________________________ n° _______


2°)  Resumo do tema/assunto estudado
Fazer um resumo significa apresentar as informações essenciais do conteúdo estudo. Lembre-se das anotações solicitadas anteriormente, é neste momento que o grupo fará uso delas e as organizarão na produção do texto.

Como o resumo deve ser apresentado:
·    Título (texto centralizado e letras em negrito).
·    Conteúdo do Texto (Resumo)--> descrever as informações relevantes sobre o assunto estudado; registrar e verificar quais objetivos foram discutidos e atingidos diante dele; ilustrar com gráficos, imagens e outras que acharem necessárias.

3°) Conclusão do trabalho (registrar quais conclusões o grupo chegou diante do assunto estudado; descrever quais as dificuldades enfrentadas e discutidas durante a realização do trabalho).

4°)  Autoavaliação do trabalho em / de grupo (segue planilha).

5°)  Apresentação feita no “Power Point, Move Maker, Prezi ou outros” (caso tenha, adicionar cópia no final do trabalho).


Num terceiro momento, organize como o grupo fará a apresentação para a classe diante do estudo realizado, socializando o conhecimento adquirido.

·      Apresentação do trabalho (Esquematizar como será feito a apresentação e, se houver apresentação por meio de cartazes, power point, prezi, move-maker ou outros, fazer a distribuição do conteúdo aos membros do grupo para que todos possam participar ativamente do assunto/tema exposto).

·      Faça um levantamento de perguntas que poderão ser feitas aos demais alunos da classe, estimulando a participação de todos na troca de informações.

·      No momento da exposição oral, faça uso da linguagem  formal e dos termos precisos estudados,  utilizando o conhecimento adquirido durante o estudo. Cuidado com a postura corporal e com a colocação e tom da voz.

·      Ao término da apresentação, verifique com os alunos da classe se alguém deseja fazer alguma pergunta sobre o assunto/tema apresentado.

Orientações feitas por Marília F. Franco Aleixo, professora de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário