VIAGEM IMAGINÁRIA

Este Blog faz parte de um programa de Formação a Distância de Educadores. Todas as atividades postadas aqui fazem parte das produções coletivas e individuais dos cursistas deste grupo que percorreram um longo trajeto na construção deste. Acreditem não é fácil! Inserir as novas tecnologias na educação é o desafio que nós educadores temos pela frente. Sejam todos bem-vindos e apreciem o nosso trabalho.51.

terça-feira, 4 de junho de 2013

MEU DEPOIMENTO SOBRE LEITURA

 Minha primeira experiência com a leitura e escrita
Quando criança fui “proibida” de ir a pré-escola. Sabe como é ter irmãos que aborrecem os pais por não terem bom comportamento na escola!? Então, eu saí prejudicada. Aprendi muitas coisas sendo curiosa.  Sempre que eu podia, pedia aos meus irmãos que me ensinassem, eles sempre me ajudaram. Eu adorava o pouco que aprendia com eles!!! Até que comecei a frequentar a primeira série com sete anos. Que delícia!!!!!!
A primeira vez que escrevi meu nome e consegui ler, sai correndo para mostrar para a minha mãe. Nossa… parecia um sonho! Foi tanta felicidade!!! Sempre tive incentivo do meu pai para aprender a ler e escrever, mas o mesmo não ocorria com  a minha mãe. Apesar disso, cada um do seu jeito me incentivou como pode!!!
Um outro momento mágico na minha vida e que eu gostei muito, foi quando minha mãe, foi ao “Mobral” para aprender a ler e escrever, e eu ia junto com ela. Eu ficava encantada vendo a professora explicar para os alunos, na maioria adultos e idosos, o mundo das palavras”. E sabe o que me fazia mais feliz, é que eu podia ajudar a minha mãe a aprender ler e escrever!!! Nossa, isto me traz tantas emoções que são impossíveis descrevê-las neste momento de recordações!!!
Hoje sei que ler é viajar pelo mundo afora. É sentir sensações únicas e inexplicáveis. É poder sonhar acordada, vendo mundos jamais visitados e explorados. Isto é único, cada um ao seu  modo e em seu lugar!!!

"Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti..." - Mario Quintana.




Marília F. F. Aleixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário